ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO BATISTA
PROFESSORA: IZOLDE MARIA KOCHHANN
DISCIPLINA: ARTES
PROJETO: EXPRESSÕES DA PAISAGEM
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a sensibilidade e a percepção do educando através do olhar, para que se sinta parte integrante dos resultados sociais, do espaço em que vive.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar aspectos positivos e negativos da paisagem local.
- Utilizar a máquina fotográfica como instrumento de registro de material para análise.
- Exercitar a análise e discussão em grupo.
- Expressar-se plasticamente.
- Aplicar a técnica da perspectiva linear na paisagem.
ATIVIDADES:
-Em duplas, listar locais da nossa comunidade, que expressam através da paisagem aspectos positivos e negativos ( 5 de cada).
-Cada dupla se junta com outra dupla e analisam as duas listagens, discutem como essa paisagem está refletindo o comportamento sócio-econômico das pessoas.
-Socializar no grande grupo provocando discussão, análise e pesquisa a campo.
-Organizar os grupos para irem a campo fotografar a paisagem local, para cada registro positivo, registrar outro negativo.
-Após o registro, analisar o material, fazer interferências utilizando as tecnologias disponíveis na escola. Trabalhar com fotos em preto e branco, coloridas. Pesquisar o surgimento e evolução da máquina fotográfica.
-Sugerir mudanças na paisagem que a deixariam com aspectos positivos e não negativos.
-Observar a escola com um olhar da fora para dentro, fazer um desenho registrando como a vêem, e um segundo desenho fazendo alterações que a deixariam com um aspecto melhor, mudando a paisagem.
-Aplicar a técnica de desenhar com pontos de fuga dando perspectiva a paisagem.
-Apreciação de desenhos do artista Maurits Cornelis Escher.
CRONOLOGIA:
3º bimestre.
ALUNOS:
8ª Séries.
RECURSOS:
Materiais: máquina fotográfica digital (uma por grupo); CD; material de desenho (papel, lápis, lápis de cor, etc)
Físicos: sala informatizada, sala de aula.
AVALIAÇÃO:
Análise do resultado das atividades e produções;
Exposição dos trabalhos na escola;
Interferência prática dos alunos na paisagem escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário